sarcoma é um tipo de câncer raro que pode atingir ossos ou partes moles como músculos, ligamentos e vasos sanguíneos. Muitas pessoas só ouvem falar dele, pela primeira vez, quando recebem o diagnóstico da doença. Acontece que, na ânsia de buscar mais informações sobre o assunto, podem acabar se deparando com uma série de inverdades existentes na internet. E é aí que mora o perigo! 

Para combater a desinformação, reunimos alguns mitos e verdades sobre a doença — inclusive, se o sarcoma tem cura ou não. Confira e tire suas dúvidas!

1. Um trauma pode provocar o aparecimento do sarcoma

Mito. O que acontece é que um trauma (como uma pancada em meio a um jogo de futebol ou um acidente de carro) pode chamar a atenção para um nódulo já existente, que ainda não havia sido notado.

2. Alguns alimentos podem provocar (ou prevenir) o sarcoma

Mito. O sarcoma, diferentemente de outros tipos de cânceres, não parece ser diretamente influenciado pela alimentação.

3. O sarcoma pode ser provocado pelo vírus HIV

Mito. O sarcoma tem origem em alterações celulares. O que ocorre é que, quem tem HIV tem uma queda na imunidade e isso aumenta o risco para o desenvolvimento de um tipo específico de sarcoma, o sarcoma de Kaposi.

4. Alguns tipos de sarcomas são hereditários

Verdade. Em geral, os sarcomas não são hereditários, mas algumas alterações genéticas, no entanto, têm relação com o desenvolvimento da neurofibromatose e da Síndrome de Li-Fraumeni (LFS, na sigla em inglês).

5. A radiação é um fator de risco para o sarcoma

Verdade. Diversos trabalhos científicos mostram que o sarcoma tem mais chances de aparecer em locais que receberam tratamento por radioterapia ou em suas proximidades. Além disso, pessoas expostas, acidentalmente, a um excesso de radiação têm risco aumentado para o desenvolvimento da doença.

6. O uso de celular e micro-ondas aumenta as chances de desenvolver um sarcoma

Mito. Não existem evidências científicas que comprovem que a radiação eletromagnética que é emitida do celular, forno micro-ondas, entre outros objetos domésticos, possa provocar tumores.

7. Morar perto de torres de energia e de antenas de celular eleva o risco para desenvolver um sarcoma

Mito. Ainda que a radioatividade seja um fator de risco para o aparecimento do câncer, os níveis encontrados nessas instalações não se comparam ao existente em cidades que passaram por acidentes com altos níveis de radiação, por exemplo.

8. O sarcoma de partes moles só aparece nos músculos

Mito. O sarcoma de partes moles é mais comum nos músculos, mas pode aparecer na gordura, vasos sanguíneos, tendões, nervos e em órgãos internos.

9. O sarcoma é mais frequente nas pernas e nos braços

Verdade. Na maior parte dos casos, os tumores são encontrados nas pernas e braços. Porém, também surgir no tronco, pescoço, cabeça, retroperitônio (área em torno da cavidade abdominal) e órgãos internos.

10. O sarcoma tem cura?

Verdade. Mas as chances de cura do sarcoma dependem do tipo de tumor e da fase em que a doença foi diagnosticada.

Para concluir, conhecer as verdades sobre o sarcoma ajuda a aumentar a conscientização sobre a doença. A informação de qualidade é uma poderosa ferramenta no diagnóstico e tratamento precoce, pois alivia o medo que muitos têm de enfrentar um câncer.

Ficou com alguma dúvida? Nesse caso, sinta-se à vontade para entrar em contato com o Dr. Roberto Pestana para conversar sobre sarcomas e possíveis tratamentos.

Compartilhe

Publicado por: - Oncologista - CRM 170.446
O Dr. Roberto Pestana (CRM 170.446) é oncologista clínica do centro de oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Além disso, ele é médico do ambulatório de sarcomas do Hospital Municipal Vila Santa Catarina.