Dr. Roberto Pestana
Publicado em 25/01/2022

SARCOMA PLEOMÓRFICO INDIFERENCIADO

sarcoma pleomórfico indiferenciado (UPS, na sigla em inglês),também chamado de histiocitoma fibroso maligno (MFH, em inglês),é um tipo de câncer raro. Mas entre os sarcomas, grupo do qual faz parte, é um dos mais comuns.

Esse tipo de tumor é mais incidente em adultos (após os 50 anos),com uma ligeira predominância do público masculino. Ele costuma aparecer, principalmente, nos braços ou pernas. Também ocorre, com menos frequência, no retroperitônio (área atrás dos órgãos abdominais) ou no restante do corpo.

Na maioria dos casos, tende a crescer localmente. Mas, por vezes, pode se espalhar para locais distantes (sofrer metástases).

Saiba mais sobre os sarcomas.

O sarcoma pleomórfico indiferenciado, geralmente, surge nos tecidos moles, os quais se conectam, circundam e apoiam outras estruturas do organismo. Seu nome tem relação com a maneira como as células cancerígenas são vistas no microscópio:

  • pleomórfico significa que as células crescem de diferentes formatos e tamanhos;
  • indiferenciado significa que as células não se parecem com os tecidos nos quais se desenvolvem.

Os sintomas do sarcoma pleomórfico indiferenciado variam conforme o local onde o tumor se desenvolveu. Ele pode se manifestar como um nódulo em crescimento ou uma área inchada que surgiu em um curto intervalo de tempo (de semanas a meses). Quando ocorre em um dos membros, deixa suas extremidades (respectivos pés ou mãos) inchadas.

Se ficar grande, costuma gerar dores, dormência e/ou sensação de formigamento na área. Quando está em alguma estrutura do abdome, além de dores, pode provocar desconforto estomacal (como constipação) e perda do apetite.

No mais, quando avançado, desencadeia sintomas comuns a muitos outros tipos de câncer. Por exemplo: perda de peso sem razão aparente e febre persistente.

Como diagnosticar?

As causas do sarcoma pleomórfico indiferenciado ainda não estão claras. O que os especialistas sabem é que, como qualquer câncer, ele surge quando há uma mutação no DNA de uma das células.

Essa mutação faz com que ela se multiplique rapidamente, levando à formação da massa tumoral que pode invadir e destruir os tecidos saudáveis nas proximidades. Com o tempo, as células cancerígenas também podem se desprender e se espalhar (metástase) para outras partes do organismo, como ossos e pulmões.

Alguns fatores de risco para a doença também são conhecidos. São eles:

  • idade avançada, embora possa surgir em qualquer faixa etária;
  • realização de radioterapia anterior, para tratar outro tumor desenvolvido na mesma área.

Mas, é preciso destacar que muitas pessoas com esse tipo de câncer não têm qualquer relação com esses fatores de risco. Da mesma maneira, a maioria das que têm idade avançada e já realizaram radioterapia jamais irão desenvolvê-lo.

Muitas vezes, o sarcoma pleomórfico indiferenciado é descoberto em decorrência de uma lesão que chama a atenção para a área. Tanto que é comum os pacientes procurarem um médico ao notarem o surgimento de um “caroço” após uma batida. Mas, na verdade, os incidentes apenas as fizeram reparar em um nódulo ou uma massa volumosa que já estava se formando.

Como tratar?

tratamento do sarcoma pleomórfico indiferenciado varia conforme seu estadiamento. Esse, por sua vez, é definido considerando:

  • o tamanho;
  • a localização;
  • a extensão (localizado ou metastático);
  • e o grau de agressividade do tumor.

Geralmente, o tratamento envolve cirurgia para ressecção do tumor e da margem de segurança, radioterapia e quimioterapia. Por vezes, pode-se realizar a radioterapia intra-operatória, na qual a radiação é direcionada, através do local da incisão cirúrgica, diretamente à área acometida.

Esperamos que o conteúdo tenha elucidado os principais pontos a respeito do sarcoma pleomórfico indiferenciado. No entanto, essas informações não substituem uma consulta.

Se houver qualquer sinal ou sintoma persistente que esteja lhe preocupando, procure um médico. Dessa forma, você receberá a orientação necessária e, caso seja preciso, a indicação para procurar um oncologista especialista em sarcomas e prosseguir com a investigação.

Caso resida em São Paulo, SP, ou tenha fácil acesso à região, marque uma consulta:

(11) 2151-0556 | (11) 99150-9179 | (11) 2151-0558 | (11) 2151-0240

Se preferir faça o agendamento direto pelo site!

Quer saber mais sobre o sarcoma pleomórfico indiferenciado ou sobre outros tipos de sarcomas? Então, siga o Dr. Roberto Pestana no Facebook e Instagram.

LOCAIS DE ATENDIMENTO
Einstein Hospital Israelita
Unidade Morumbi
Rua Ruggero Fasano, s/n., Bloco A - 3° Subsolo - São Paulo, SP - CEP 05653-120
Teleconsulta
Atendimentos realizados on-line de forma segura e prática.