Conheça os exames de sangue que podem detectar um câncer

Conheça os exames de sangue que podem detectar um câncer

Apesar dos avanços na área da oncologia, até o momento, nenhum exame de sangue realizado de forma isolada é suficiente para identificar um tumor com precisão. Por isso, para diagnosticar um câncer, são necessários além dos exames de sangue, de imagem, biópsias, testes genéticos, exames endoscópicos e/ou, até mesmo, cirurgias.

Neste artigo, mostramos quais exames de sangue ajudam a detectar os cânceres gastrointestinais, especificamente. Confira!

Como os exames de sangue ajudam a diagnosticar um câncer?

hemograma completo, solicitado pelos médicos nos check-ups de rotina, mostra as quantidades de células sanguíneas (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) presentes no paciente. Caso estejam acima ou abaixo dos intervalos normais, inicia-se a investigação de eventuais problemas de saúde.

Exames de sangue também podem revelar a quantidade de certas substâncias ligadas ao funcionamento de determinados órgãos, tais como proteínas, glicose, colesterol, hormônios, ureia, eletrólitos (sódio, potássio, etc.),entre outros. Em caso de alteração, novamente, é preciso investigar.

Porém, os resultados observados nos exames de sangue, isoladamente, não são conclusivos. Para determinar o quadro, são necessárias outras avaliações. Quando existe a suspeita de câncer, as mais utilizadas são as biópsias.

Como os marcadores tumorais são usados no rastreamento do câncer?

Os exames de sangue podem mostrar os valores de diversos marcadores tumorais, ou seja, substâncias aumentadas em função da atividade de algum tumor. Apesar de não existir um marcador universal, que sirva para todos os tipos de câncer, há uma série de marcadores, associados a uma ou várias neoplasias.

No caso dos tumores gastrointestinais, o principal é a Alfa-fetoproteína (AFP), um marcador tumoral presente no sangue, usado no diagnóstico e acompanhamento do câncer de fígado em pacientes com fatores de risco.

Quando identificada, essa substância auxilia no diagnóstico precoce da doença, antes mesmo da ocorrência de sinais ou sintomas. Porém, como já explicado, até o momento nenhum marcador tumoral é capaz de rastrear o câncer sozinho.

Além disso, outros marcadores podem não ajudar especificamente no diagnóstico precoce, mas são importantes para o acompanhamento durante o tratamento, como o CA 19-9 e o antígeno carcinoembrionário (CEA), utilizados para o acompanhamento do câncer de pâncreas e do câncer de intestino.

Quais exames de sangue são usados no diagnóstico dos cânceres gastrointestinais?

O diagnóstico de cânceres gastrointestinais — tumores malignos que se desenvolvem no sistema digestivo — pode ser suspeitado por meio de exames físicos e complementares (laboratoriais).

Entre os últimos, há diversos exames de sangue, tais como:

Quando é preciso procurar um oncologista?

Você pode procurar um oncologista quando houver o encaminhamento do seu médico de rotina ou quando existirem sinais e sintomas sugestivos para um câncer. No caso dos tumores gastrointestinais, os seguintes sintomas devem gerar suspeita:

  • dificuldade para engolir (disfagia),azia, vômitos, perda de peso involuntária, desnutrição, entre outros, relacionados ao câncer de esôfago;
  • desconforto estomacal, massa palpável e/ou dor abdominal, sangramento nas fezes, redução do apetite, perda de peso, desnutrição e cansaço injustificável, ligados ao câncer de estômago;
  • pele e olhos amarelados (icterícia),dor abdominal irradiada para as costas, enjoo, diarreia, fraqueza, perda do apetite e de peso, devido ao câncer de pâncreas;
  • dor e inchaço abdominal, perda de massa muscular, e sensação de mal-estar contínua, pele amarelada, por conta do câncer de fígado;
  • diarreia ou prisão de ventre e sensação de intestino sempre cheio, presença de sangue nas fezes, perda de peso, desnutrição, anemia e fraqueza, em função do câncer colorretal.

Caso apresente alterações nos exames de sangue de rotina, assim como sinais e/ou sintomas sugestivos para cânceres gastrointestinais, conte com a expertise do Dr. Roberto Pestana, oncologista clínico  especialista na área e que atende no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, SP.

Deseja agendar uma consulta e fazer uma avaliação individualizada? Acesse nosso site ou, se preferir, entre em contato pelo telefone (11 2151–0556) ou WhatsApp (11 99150-9179). Estamos à disposição!

Compartilhe

Publicado por: - Oncologista - CRM 170.446 | RQE 97248
O Dr. Roberto Pestana (CRM 170.446 | RQE 97248) é oncologista clínica do centro de oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Além disso, ele é médico do ambulatório de sarcomas do Hospital Municipal Vila Santa Catarina.