7 sinais de alerta para o tumor gastrointestinal

7 sinais de alerta para o tumor gastrointestinal

Um tumor gastrointestinal é um câncer que se desenvolve nos órgãos que vão do esôfago ao ânus, geralmente, nos a camada de tecido que os revestem. Esses tumores podem provocar sintomas como fraqueza inexplicável, perda de peso involuntária, dores abdominais constantes, sangue visível nos vômitos ou nas fezes, entre outros.

Neste artigo, mostramos 7 possíveis sinais de alerta para esse tipo de neoplasia. Explicamos, também, como diferenciá-los de outros problemas no aparelho digestivo e quando procurar um oncologista. Confira!

O que um tumor gastrointestinal pode provocar no organismo?

Em estágios iniciais, o tumor gastrointestinal costuma ser assintomático. Mas, conforme a doença avança, pode provocar sinais e sintomas, os quais variam conforme:

  • o tipo de tumor;
  • o local onde se encontra;
  • o tamanho;
  • o estágio da doença.

Existem, entretanto, algumas manifestações mais comuns.  Conheça-as a seguir.

1. Problemas digestivos

A maioria dos tumores gastrointestinais avançados provocam episódios de enjoos e vômitos, por vezes, com presença de sangue. Outros sintomas comuns são a azia e a sensação de indigestão ou de empanzinamento.

2. Perda de peso involuntária

A maior parte dos cânceres em estágios avançados costuma levar à perda de peso sem motivação aparente. No caso dos tumores gastrointestinais, não é diferente.

3. Fadiga aparentemente inexplicável

O cansaço excessivo é outro sintoma típico de neoplasias avançadas. Um tumor gastrointestinal também pode provocar esse tipo de incômodo.

4. Dificuldade para engolir

No caso de um tumor avançado no esôfago, especificamente, o paciente pode apresentar disfagia. Essa condição consiste na dificuldade para engolir alimentos sólidos e, posteriormente, até líquidos.

5. Dor no abdômen

Tanto o câncer de estômago, como o câncer de fígado ou de intestino avançados podem causar dor abdominal persistente. Também é possível sentir uma massa palpável na porção superior do abdômen.

6. Pele e olhos amarelados

A icterícia (pele e olhos amarelados) é um dos possíveis sinais do câncer de fígado e do câncer  de pâncreas avançados. Aliás, essas neoplasias também podem gerar dor abdominal (por vezes, irradiada para as costas),que começa leve e aumenta de intensidade.

7. Mudanças nos hábitos intestinais

câncer colorretal avançado (tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, reto ou ânus) pode levar a quadros de diarreia ou prisão de ventre frequentes. Além disso, o paciente pode notar a presença de sangue nas fezes.

Como diferenciá-lo de outros problemas no aparelho digestivo?

A única forma de identificar as causas de sintomas genéricos, como os provocados pelos tumores gastrointestinais avançados, é realizando uma anamnese detalhada e alguns exames. Esses incluem:

  • exame físico, realizado no próprio consultório;
  • exames de sangue (como hemograma, provas de função hepática, marcadores tumorais, entre outros);
  • exames de imagem (geralmente, endoscopias, tomografias, e ressonancias).

Após os resultados, se a suspeita de câncer continuar, o médico responsável solicitará uma biópsia da lesão encontrada. O exame anatomopatológico, vale destacar, é a única forma de confirmar a doença e determinar seu estadiamento (grau de avanço no organismo).

Para investigar tumores gastrointestinais, costuma-se realizar biópsias endoscópicas ou guiadas por tomografia.

Quando procurar um oncologista para avaliar o quadro?

Caso apresente sintomas similares aos descritos, principalmente, que não melhoram no decorrer de poucos dias, procure um médico e faça uma avaliação individualizada. Nesse caso, pode-se visitar um clínico geral, um gastroenterologista ou outro profissional de confiança. Cabe a ele avaliar o quadro e, se necessário, encaminhá-lo para um oncologista.

No entanto, se além dos sintomas listados, você tiver familiares com histórico da doença, recomenda-se procurar um oncologista especialista em câncer gastrointestinal quanto antes. Isso pode agilizar o processo de diagnóstico, possibilitando a abordagem terapêutica em um estágio menos avançado e, consequentemente, favorecendo o prognóstico.

Dr. Roberto Pestana, oncologista clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, é especialista no diagnóstico e tratamento dos tumores gastrointestinais. Se precisar, conte com ele para fazer uma avaliação individualizada e esclarecer suas dúvidas a respeito. A consulta pode ser feita pessoalmente, em São Paulo, ou por telemedicina, para quem prefere conversar online!

Então, já sabe: entre em contato e faça seu agendamento. Dr. Roberto e sua equipe estão à sua disposição!

Compartilhe

Publicado por: - Oncologista - CRM 170.446 | RQE 97248
O Dr. Roberto Pestana (CRM 170.446 | RQE 97248) é oncologista clínica do centro de oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Além disso, ele é médico do ambulatório de sarcomas do Hospital Municipal Vila Santa Catarina.