Exames preventivos do câncer

Exames preventivos mais usados para prevenir o câncer

Para ter uma boa saúde, é preciso manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente. Fora isso, deve-se dormir bem, cuidar da saúde mental, não fumar e evitar bebidas alcoólicas. E por último, mas não menos importante, as visitas periódicas ao médico para realizar os exames preventivos são fundamentais para prevenir o câncer e diversas outras doenças.

Neste artigo, produzido sob os cuidados do Dr. Roberto Pestana, oncologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP),falamos a respeito dos exames preventivos do câncer. Veja quais exames ajudam a evitar ou, pelo menos, a realizar o diagnóstico precoce — o que é essencial para o sucesso dos tratamentos oncológicos. Aproveite a leitura!

Como prevenir o câncer?

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca),existem 12 medidas para prevenir o câncer, ou seja, reduzir o risco de desenvolver a doença. Os objetivos são:

  • evitar a exposição aos fatores de risco e adotar um estilo de vida saudável, para minimizar a chance da ocorrência de tumores;
  • detectar e tratar cânceres assintomáticos, assim como doenças pré-malignas (que podem levar à doença),como pólipos nos intestinos, HPV, entre tantas outras.

Conheça-as na tabela abaixo:

  1. não fumar;

  2. ter uma alimentação saudável e equilibrada;

  3. manter o índice de massa corporal (IMC) adequado;

  4. praticar atividades físicas com frequência e regularidade;

  5. amamentar, se possível, de forma exclusiva, até os seis meses de idade;

  6. tomar a vacina contra o HPV (para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14);

  7. tomar a vacina contra a hepatite B;

  8. evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

  9. evitar o consumo de carnes processadas (salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru, entre outras opções repletas de conservantes);

  10. evitar se expor ao sol sem fotoproteção adequada das 10 às 16 horas;

  11. evitar se expor a agentes químicos, físicos e/ou biológicos cancerígenos em atividades laborais;

  12. fazer os exames preventivos, principalmente o Papanicolau (para as mulheres),seguir as orientações do especialista e fazer o tratamento indicado.

Por que é importante realizar exames preventivos?

Realizar exames para prevenir o câncer, inclusive, em pessoas assintomáticas e sem queixas, é importante pois:

  • o câncer pode se tratar de uma doença silenciosa, inicialmente;
  • o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

Quais são os exames indicados para prevenir o câncer?

Existem diversos exames preventivos para o câncer. Conheça-os a seguir.

Papanicolau

Papanicolau é o principal exame preventivo e diagnóstico para o câncer do colo do útero. Ele é feito a partir da análise laboratorial de uma amostra de células do colo do útero e serve para identificar a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Deve ser realizado a partir dos 21 anos de idade, com periodicidade variando conforme a faixa etária da paciente.

Mamografia

mamografia é o principal exame preventivo e de diagnóstico para o câncer de mama. Trata-se de um raio-X das mamas, capaz de identificar nódulos muito pequenos, imperceptíveis à palpação. É indicado para mulheres a partir dos 40 anos. Muitas vezes, a mamografia é complementada por uma ultrassonografia ou ressonância magnética das mamas.

Colonoscopia

colonoscopia é o principal exame preventivo e de diagnóstico para o câncer colorretal. Ela é realizada no trato inferior do aparelho gastrointestinal. Em caso de pólipos e lesões suspeitas, realiza-se a extração do tecido e o encaminhamento para biópsia. O exame é indicado para homens e mulheres a partir dos 45 anos. Também pode ser indicado para pessoas mais jovens a depender do histórico familiar e/ou presença de doenças intestinais.

Tomografia computadorizada dos pulmões

tomografia computadorizada de baixa dose é o principal exame preventivo e de diagnóstico para o câncer do pulmão. Ela é recomendada anualmente para pessoas fumantes ou ex-fumantes com idades entre 55 e 74 anos.

PSA

dosagem do antígeno prostático específico (PSA) é o principal exame preventivo para o câncer de próstata. Homens com mais de 50 anos devem conversar com seus médicos a respeito das indicações.

Dermatoscopia

dermatoscopia é o principal exame preventivo para o câncer de pele. Trata-se da avaliação clínica de todas as pintas do corpo, incluindo a região embaixo das unhas e o couro cabeludo. Deve ser realizada pelo menos uma vez por ano. Caso haja alguma suspeita, retira-se o tecido para biópsia.

Como realizar esse tipo de check-up?

individualização, tanto em relação aos tratamentos como nos métodos diagnósticos, é uma recomendação atual das sociedades médicas. Sendo assim, as opções de rastreamento não são válidas para todos os perfis de pacientes.

Na verdade, os exames preventivos têm indicações específicas — geralmente, para grupos de pessoas com fatores de risco importantes para determinadas doenças. A tomografia usada no rastreamento do câncer de pulmão, por exemplo, é indicada para fumantes ou ex-fumantes com mais de 55 anos.

Cabe ao médico e ao paciente refletirem, juntos, sobre as necessidades e decidirem a melhor forma de realizar o check-up oncológico. Nessa conta, devem ser pesados aspectos como:

  • a idade do paciente;
  • os sintomas apresentados;
  • os históricos clínicos pessoal e familiar;
  • os fatores de risco associados;
  • os prós e contras de um eventual tratamento.

Assim, para realizar os exames preventivos do câncer, mantenha suas consultas de rotina em dia. No caso das mulheres, as visitas anuais ao ginecologista asseguram o rastreamento para o câncer de colo do útero e de mama. Para os homens, as idas periódicas ao urologista servem para conversar a respeito do PSA e do toque retal. Já para fazer um check-up oncológico específico, motivado por algum sintoma e/ou fator de risco, procure sempre a ajuda de um oncologista. Isso, somado às demais medidas para prevenir o câncer, é essencial no combate à doença.

Caso queira conversar a respeito da prevenção do câncer, ou dos sarcomas e tumores gastrointestinais, o Dr. Roberto está à disposição. Agende sua consulta agora mesmo!

Compartilhe

Publicado por: - Oncologista - CRM 170.446 | RQE 97248
O Dr. Roberto Pestana (CRM 170.446 | RQE 97248) é oncologista clínica do centro de oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Além disso, ele é médico do ambulatório de sarcomas do Hospital Municipal Vila Santa Catarina.