Dr. Roberto Pestana
Publicado em 24/11/2021

CONDROSSARCOMA

condrossarcoma é um tumor raro. Trata-se de um subtipo de sarcoma ósseo, cujo desenvolvimento começa nas cartilagens (células condrais) e pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Na maioria dos casos, ele surge em ossos longos (nas pernas ou nos braços) ou na pelve, mas, por vezes, pode aparecer no crânio, nas costelas, na parede torácica, nas escápulas, na laringe ou na traqueia.

O que é um condrossarcoma?

Conforme suas características, os condrossarcomas são classificados em diferentes tipos. Eles podem ser:

  • condrossarcoma convencional, que é o subtipo mais comum;
  • condrossarcoma desdiferenciado, quando o tumor se inicia na cartilagem, mas parte dele se transforma em células mais agressivas similares as do osteossarcoma (o qual surge nos ossos),sendo mais comum em pacientes mais velhos e considerado mais agressivo que os condrossarcomas habituais;
  • condrossarcomas mesenquimais, um tipo ainda mais raro, que apresenta crescimento rápido e  surge em geral em uma faixa etária mais jovem (de 15 a 35 anos, em média).

Algumas vezes, a origem do tumor tem relação com a chamada síndrome de exostoses múltiplas (ou osteocondromas múltiplos). Trata-se de uma condição hereditária que provoca alterações nos ossos, tais como protuberâncias nas cartilagens.

Os tumores ósseos são muito raros. Para ter ideia, eles representam menos de 0,2% de todos os tipos de cânceres.

Nos adultos, os condrossarcomas estão entre os subtipos de tumores ósseos mais comuns. Eles dificilmente acometem pessoas com menos de 20 anos de idade, sendo mais frequente entre os pacientes acima dos 60 anos.

Em relação aos sintomas, os principais são:

  • dor;
  • deformação ou fratura óssea e/ou
  • aumento do volume no local do tumor.

confirmação diagnóstica do condrossarcoma é feita por meio de biópsia.

tratamento do condrossarcoma é, essencialmente, cirúrgico — realizado com ressecção do tumor e da margem de segurança necessária.

Caso o condrossarcoma tenha se disseminado para outros órgãos, como para os pulmões, também pode ser realizada ressecção cirúrgica também nesses locais.

Além disso, alguns tipos de condrossarcomas podem ser tratados com sessões de quimioterapia. É o caso do condrossarcoma diferenciado, cujos pacientes primeiro recebem a quimioterapia, depois são submetidos à cirurgia e, por fim, recebem mais um ciclo de quimioterapia.

Mas além das terapêuticas tradicionais, também existem novos tratamentos para o condrossarcoma, os quais têm se mostrado bastante promissores. É o caso, por exemplo, da terapia alvo, cujos medicamentos atuam, diretamente, em determinados genes e proteínas desses tumores. Isso pode ser feito tanto de maneira isolada, como combinada à quimioterapia.

Os avanços no entendimento sobre as causas desses tumores apontam, ainda, para uma outra via. Trata-se da análise da chamada expressão gênica, ou seja, das alterações nos genes das células tumorais. Isso pode levar a formas mais eficientes e com menos efeitos colaterais de tratá-los, por meio do uso de medicamentos específicos para os defeitos genéticos.

Esperamos que suas dúvidas sobre o condrossarcoma tenham sido sanadas. No entanto, as informações contidas neste material não substituem a avaliação individual, conduzida por um oncologista. Assim, caso apresente algum dos sintomas mencionados ou tenha casos da doença em familiares, busque ajuda de um especialista quanto antes!

Se estiver em São Paulo, SP, aproveite pata marcar uma consulta com o Dr. Roberto Pestana. Para isso, entre em contato pelo WhatsApp ou nos seguintes números: (11) 2151-0556 | (11) 2151-0558 | (11) 2151-0240.

Se preferir, clique no botão abaixo e agende sua consulta, diretamente, pelo site:

Agendar consulta

E não esqueça: para se manter continuamente informado sobre os sarcomas, bem como sobre os avanços nos tratamentos oncológicos, siga o Dr. Roberto no Facebook e Instagram!

LOCAIS DE ATENDIMENTO
Einstein Hospital Israelita
Unidade Morumbi
Rua Ruggero Fasano, s/n., Bloco A - 3° Subsolo - São Paulo, SP - CEP 05653-120
Teleconsulta
Atendimentos realizados on-line de forma segura e prática.