
SARCOMA ALVEOLAR DE PARTES MOLES
O sarcoma alveolar de partes moles (SAPM ou ASPS, na sigla em inglês) é um dos mais de 50 tipos de sarcomas de partes moles existentes. O sarcoma é um tumor que se origina em células do tecido conjuntivo.
O sarcoma alveolar de partes moles é um tumor raro e maligno, que apresenta crescimento lento. Ele corresponde a uma pequena parte dos sarcomas de partes moles, totalizando algo em torno de 0,5% a 1% dos seus casos.
As causas do sarcoma alveolar de partes moles ainda permanecem desconhecidas. Na maioria das vezes, o tumor surge em pessoas sem histórico familiar para a doença. A ocorrência de metástases à distância é bastante frequente.
Trata-se de um tipo de tumor prevalente em adultos jovens, que costuma aparecer nas extremidades das pernas, mas pode ocorrer no corpo todo. Já em crianças, as regiões mais atingidas são a cabeça e o pescoço.
O sarcoma alveolar de partes moles se apresenta como um nódulo indolor, que raramente provoca comprometimentos funcionais. Trata-se de um conjunto de células adiposas dispostas em forma de alvéolos (estruturas semelhantes a ninhos muito pequenos). Em estágios iniciais, não há outros sinais ou sintomas associados, o que dificulta o diagnóstico precoce.
Como diagnosticar?
O diagnóstico do sarcoma alveolar de partes moles é realmente um desafio. Na maioria das vezes, esse tipo de tumor só é diagnosticado quando o paciente começa a apresentar sintomas. Porém, os sinais da doença só se manifestam quando o tumor sofreu metástase, disseminando-se para locais como:
- pulmões;
- fígado;
- ossos;
- trato gastrointestinal;
- aparelho urinário;
- e/ou sistema nervoso central; entre outros destinos.
Vale destacar que, diferente dos demais tipos de sarcomas de tecidos moles, o sarcoma alveolar de partes moles pode provocar metástases no cérebro. Tanto que a literatura médica especializada recomenda verificar essa hipótese no diagnóstico diferencial em casos de tumores orbitários (assim como de metástases pulmonares).
Assim, para chegar ao diagnóstico do sarcoma alveolar de partes moles, além dos possíveis sintomas, os oncologistas consideram:
- histórico clínico pessoal;
- exame físico realizado em consultório;
- exames complementares (geralmente, estudos radiológicos e diversos exames laboratoriais, tais como a biópsia).
Em exames como a angiografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, os tumores se caracterizam por uma coloração densa, com veias dilatadas e tortuosas. Em lesões maiores, é comum ocorrer hemorragia e necrose da área.
O tratamento do sarcoma alveolar de partes moles varia conforme seu estadiamento. Esse, por sua vez, é definido com base:
- no tamanho;
- na localização;
- na extensão (localizado ou metastático);
- e no grau de agressividade do tumor.
Na maioria das vezes, em casos de doença localizada, o tratamento é feito com cirurgia. Essa consiste na ressecção radical do tumor, com a retirada da margem de segurança.
A quimioterapia pode ser usada em alguns casos de recidiva (volta do tumor após o tratamento),mas não é um tratamento padrão para esse tipo de tumor. Isso porque, nem sempre ela é suficientemente efetiva.
Nos últimos tempos, a terapia alvo, com a utilização de tratamentos direcionados molecularmente, tem sido cada vez mais usada no combate aos sarcomas alveolares de partes moles. Nesse tipo de tratamento, as drogas identificam e atacam, especificamente, as células tumorais, gerando poucos danos às células normais.
A imunoterapia também aparece entre as possibilidades de tratamento. Nesse caso, a terapêutica consiste em estimular o próprio sistema imune do paciente a identificar e combater as células cancerígenas.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer os principais aspectos do sarcoma alveolar de partes moles. No entanto, tais informações não dispensam a necessidade de uma consulta.
Se necessário, procure um oncologista especialista em sarcomas para uma avaliação individualizada. Dessa maneira, pode-se chegar ao diagnóstico correto e, se preciso, dar início ao tratamento.
Caso resida em São Paulo, SP, ou na Grande São Paulo, entre em contato:
(11) 2151-0556 | (11) 99150-9179 | (11) 2151-0558 | (11) 2151-0240
Se preferir, clique no botão abaixo e fala seu agendamento pelo site:
Quer saber mais sobre os sarcomas e ainda ficar por dentro dos avanços nos tratamentos oncológicos? Então, siga o Dr. Roberto Pestana no Facebook e Instagram!
Unidade Morumbi
