Dr. Roberto Pestana
Publicado em 10/11/2021

LIPOSSARCOMA

Lipossarcoma é um câncer raro, que surge nas células do tecido gorduroso. Ele costuma aparecer tanto nas camadas de gordura logo abaixo da pele, como nos tecidos moles profundos — nesse caso, principalmente nas pernas (nas coxas e abaixo dos joelhos) e no interior do abdome (em espaços viscerais).

Pessoas com histórico familiar para sarcomas de partes moles têm mais chances de desenvolver o lipossarcoma, por conta de seu componente genético. Geralmente, ele ocorre em adultos, sendo incomum em crianças e adolescentes. Seu surgimento é mais frequente na faixa dos 50 e 65 anos.

O lipossarcoma é o subtipo mais comum de sarcoma de partes moles — os quais, além de atingir os tecidos gordurosos, podem aparecer nos músculos, nervos, vasos sanguíneos e estruturas mais profundas, mas representam menos de 1% das neoplasias em adultos. Embora possam surgir em qualquer parte do corpo, os lipossarcomas são mais comuns nas pernas.

Saiba mais sobre os sarcomas de partes moles.

A maioria dos lipossarcomas é indolor e tem um crescimento bastante lento. Alguns deles, no entanto, apresentam um crescimento rápido, com altas chances de gerar metástases em locais distantes. Eles podem ser classificados em:

  • lipossarcomas de células bem diferenciadas, os quais apresentam massas grandes e bem delimitadas e costumam acometer os membros inferiores, os membros superiores e o retroperitônio (área em torno da cavidade abdominal);
  • lipossarcomas de células desdiferenciadas, considerados como uma variante dos lipossarcomas de células menos diferenciadas, com maior probabilidade de recidiva local e metástases;
  • lipossarcomas de células mixoides ou lipossarcomas de células redondas, que surgem nos tecidos moles profundos e têm aparência multilobulada e gelatinosa;
  • lipossarcomas de células pleomórficas, considerados os mais agressivos, com risco elevado para a ocorrência de lesões metastáticas, principalmente, nos pulmões, e/ou de recidiva local.

O sintoma mais característico do lipossarcoma é a dor na área onde o tumor está localizado. Por exemplo: um lipossarcoma na coxa leva à dor no local, geralmente, acompanhada de inchaço. Além disso, muitas vezes, ele se manifesta com uma massa volumosa.

No caso de lipossarcomas bem diferenciados ou desdiferenciados, os diagnósticos podem ser feitos por ressonância magnética. Já nos lipossarcomas mixoides e pleomórficos, os diagnósticos são feitos por meio de biópsias.

O tratamento do lipossarcoma é definido pelo oncologista, com base no quadro de cada paciente. Para isso, o especialista considera o local do tumor (inclusive, o nível de superficialidade),o tamanho e o grau de agressividade, bem como se existem metástases.

Na maioria dos casos, lipossarcoma deve ser retirado por meio de cirurgia, com ressecção da margem de segurança. Em casos de tumores que se estendem às articulações, vasos ou nervos, pode-se realizar a radioterapia ou quimioterapia previamente à cirurgia, para reduzir o tamanho do tumor e, com isso, facilitar a ressecção.

Graças à radioterapia, a amputação já não é mais a principal opção cirúrgica para o tratamento desses tumores, quando localizados nas pernas e braços. Atualmente, a grande maioria das cirurgias são feitas com a conservação dos membros.

Após a cirurgia, pode ser necessário realizar algumas sessões de radioterapia, com o intuito de prevenir recidivas no local. Já para casos de lipossarcomas com metástases, a quimioterapia, a imunoterapia ou a terapia alvo também são possíveis indicações.

Como o lipossarcoma tem um componente genético, a oncologia de precisão tem se mostrado uma boa via de tratamento. Isso porque, ela considera as informações genéticas do tumor para definir a estratégia terapêutica mais adequada, levando a tratamentos mais eficientes e com menos efeitos colaterais.

Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor. Porém, essas informações sobre o lipossarcoma não substituem a avaliação individualizada de um oncologista. Dessa forma, caso apresente sintomas suspeitos, procure a ajuda de um especialista o mais rápido possível!

Caso more, trabalhe ou tenha fácil acesso à cidade de São Paulo, SP, conte com o Dr. Roberto Pestana. Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp ou nos seguintes números: (11) 2151-0556 | (11) 2151-0558 | (11) 2151-0240.

Se preferir, clique no link abaixo e marque sua consulta direto pelo site:

Agendar consulta

E não esqueça: para saber mais sobre os principais tipos de sarcomas, bem como ficar por dentro dos avanços em relação aos tratamentos oncológicos, siga o Dr. Roberto no Facebook e Instagram!

LOCAIS DE ATENDIMENTO
Einstein Hospital Israelita
Unidade Morumbi
Rua Ruggero Fasano, s/n., Bloco A - 3° Subsolo - São Paulo, SP - CEP 05653-120
Teleconsulta
Atendimentos realizados on-line de forma segura e prática.