
SARCOMAS DE PARTES MOLES
Chamamos de sarcomas de partes moles, na realidade, a um grupo de tumores malignos, que tem mais de 50 subtipos, e se desenvolvem nos chamados tecidos moles do corpo: músculos, gordura, nervos, tecidos fibrosos, vasos sanguíneos ou tecidos mais profundos da pele. Os mais comuns são aqueles advindos da gordura (lipossarcoma),ou do músculo (leiomiossarcoma). Eles surge, na maior parte das vezes, nas pernas ou braços, mas também pode ser encontrado em outras partes do corpo como no tronco, cabeça e pescoço, órgãos internos e na cavidade abdominal. Por se tratarem de tumores raros, é muito importante a avaliação por um especialista, em centro de referência.
Os sintomas dos sarcomas de partes moles dependem do local de origem do tumor. De forma geral, esses tumores podem causar dor, inchaço, obstrução intestinal ou sangramento digestivo. Além disso, pode causar sintomas como:
- Nódulo em alguma parte do corpo.
- Dor abdominal.
- Sangue nas fezes ou vômitos.
- Fezes escuras.
Para diagnosticar é necessário realizar exame de sangue e de imagem, além da biópsia.
Os principais tratamentos para sarcomas de partes moles são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo.
O tratamento deve ser escolhido pelo especialista responsável, em conjunto com o paciente e com equipe médica multidisciplinar especialista no tratamento de sarcomas.
É importante lembrar que cada caso é único, e o tratamento mais eficaz deve ser avaliado junto ao especialista.
Unidade Morumbi
